quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Ola queridos, criei esse blog pois sinto alegria e necessidade de compartilhar meus sentimento e conhecimentos adquiridos durante minha vida e aprendizado no teatro, com o teatro e pelo teatro. Agradeco a cada pessoa que faz parte deste mundo e que me apoiou e apoia mesmo distantes. Agradeco o N.A.F.T que mesmo distante continua sendo meu grupo, minha familia teatral. 

01, novembro de 2013 - Trento -  Italia

Acabei de concluir uma coisa: A atitude positiva, o aprender a dizer sim è uma das coisas fundamentais para o ator. Com isso subentendemos tantas outras coisas, subentendemos a aceitacao do que nos è proposto e um modo de encarar nao apenas o jogo mas a vida. Dizer ‘’ eu nao consigo’’ nao pode absolutamente fazer parte do nosso vocabulario. Temos nossas limitacoes, mas nao podemos esquecer que afinal de contas elas foram desenhadas por nos mesmos. O dizer sim tambem compreende em nao se fechar; se o ator se fecha/se bloqueia,  o jogo nao flui, a dinamica cai. ‘’ Esse exercicio è dificil para mim’’ que otimo! È aprendendo a enxergar a nos mesmos que conseguimos detectar os pontos que precisam ser melhor trabalhados. E tenhamos consciencia de que o fato de termos um corpo, e de estarmos dispostos (sim) a conhece-lo para depois molda-lo, para depois conseguirmos desenhar nossos personagens atraves dele è a mais sublime excelencia da nossa profissao. Sim, nos somos a tela em branco, mas somos tambem o pintor, temos dentro de nos as tintas e a capacidade/habilidade de pintarmos qualquer coisa. De fato, se refletirmos, nascemos dizendo sim e aprendemos a dizer nao durante a vida.
Essa semana tambem aprendi que no teatro o outro é mais importante que voce, que o outro ao mesmo tempo que é seu apoio, seu refugio espera que voce tambem seja um apoio e um refugio para ele. E dentro desse jogo onde um abre a porta e o outro passa, onde um erra a fala e o outro improvisa, onde diferentes energias de tornam uma unica energia, onde uma lingua estranha e imcompreensivel se torna a lingua de todos... etc... nesse mundo escolhi construir minha casa, nesse mundo vivo feliz e intensamente e acolho todos os meus vizinhos como irmaos.
 E que quando dizemos ‘’nao’’ esse nao seja um sim, cheio de conviccao e certeza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário